Instalando o Lion do zero em um Mac

Com a chegada do Lion, é clara a intenção da Apple em facilitar ainda mais a vida do usuário, em se tratando da atualização.
Você faz o download do Lion da App Store e quando inicia a atualização viramos meros espectadores, aguardando o Mac iniciar com o novo felino.

Isso é ótimo para a grande maioria, mas para alguns como eu, ainda não é o ideal. Quando se trata de atualizar o Max OS X para uma versão nova (não os updates pela atualização de software) prefiro fazer isso do zero.

Já fiz isso outras vezes e nunca ficou legal para mim. Então prefiro zerar e instalar tudo de novo, deixando a máquina redondinha.

Mas como fazer isso com o Lion, se o mesmo só é fornecido pela App Store?

Depois de fazer o download, devemos fazer um DVD do sistema, para isso siga os passos do vídeo abaixo:

Como falado acima, após o DVD estar gravado, reinicie o Mac segurando a tecla C, ele irá reiniciar por ele e aparecerá a tela abaixo:

Como você pode ver nas imagens, temos 4 opções e para o que queremos vamos utilizar a última, que é abrir o Utilitário de Disco (Disk Utility) e zerar a HD do sistema.

Depois disso, saia do Utilitário de Disco (Disk Utility) retornando para a tela das opções.

Seleciona agora Reinstall Mac OS X e ele será instalado do zero no seu Mac!

Quando é instalado pela primeira vez no Mac ou nos Macs que forem comprados agora, ele cria uma partição chamada Recovery HD (como não existe mídia física oficialmente, a Apple fez essa partição) por onde é possível das próximas vezes reparar e/ou reinstalar o felino. Para acessá-la reinicie seu Mac segurando as teclas command + R.

Para os novos Macs, lançados semana passada, existe ainda o Internet Recovery, que serve para casos mais graves ainda, como pifar o HD. Esse recurso, baixa o Lion direto dos servidores da Apple (pela sua internet) para ser instalado.

A Apple também anunciou que a partir de agosto vai vender pendrives USB por US$ 70 (aqui ainda não sabemos o preço) com o Lion. O que será essencial para os donos de MacBook Air que não possuem leitor de DVD.

Para mais informações vejam a página de suporte da Apple.

DICA: Antes de fazer essa atualização faça backup do seu Mac.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.