Conserto de filtro de linha, sistema de proteção para o computador


filtro-linha-sms

O filtro de linha é um acessório indispensável no ramo da informática, aumenta a quantidade de tomadas disponíveis para a conexão de periféricos e também promove uma proteção adicional aos equipamentos quando conectados através do filtro de linha.

Neste post vamos analisar o seu funcionamento e possíveis defeitos que podem ocorrer neste tipo de equipamento de proteção.

No mercado de informática encontramos inúmeros tipos de filtro de linha, alguns com sistemas de dijuntores que desligam imediatamente o equipamento no caso de surtos de corrente e outros que são simples barras de tomadas com um fusível de proteção.

Em nosso post analizaremos o funcionamento do filtro de linha fabricado pela SMS (indústria brasileira), possíveis defeitos e como conserta-lo facilmente.

tomada-3pinosA instalação correta do filtro de linha é um fator importante para que tenhamos a proteção adicional para nossos equipamentos eletrônicos.

Para que o filtro de linha funcione corretamente temos que instalar, observando a correta posição do fase, neutro e fio terra na tomada.

Neste caso devemos utilizar uma tomada adequada ao pino do filtro de linha.

Para descobrir o fase e o neutro da rede elétrica, utilize a tradicional chave de teste com a lâmpadinha neon.

Ao tocar o fio com a chave teste, a lâmpadinha acende, este é o fase. O outro fio não deverá acender ao ser tocado com a chave teste, este é o neutro.

O fio terra deverá ser conectado diretamente a uma haste metálica totalmente encravada no chão.

O filtro de linha será o responsável por limpar a corrente elétrica de transientes e interferências presentes na rede elétrica, então este deverá ser conectado diretamente na tomada e os demais equipamentos conectados a ele.

Um dos problemas mais comuns nos filtros de linha é queima do fusível de entrada, geralmente provocado por surto de corrente. Para substituir o fusível do filtro proceda da seguinte maneira.

porta-fusivelporta-fusivel-solto

1 – Desligue o filtro da tomada. Intruduza uma chave de fenda média na ranhura do porta fusível e faça um pequeno esforço para levantar o compartimento do fusível. Ao soltar, retire o suporte com o fusível, neste modelo temos dois fúsiveis no suporte, um é apenas reserva e está guardado no mesmo compartimento.

fusivel-reservainstalacao-fusivel

Utilize o fusível reserva para trocar o queimado mas não esqueça de providenciar outro reserva com as mesmas especificações. Neste modelo são utilizados fusíveis de 10 amperes.

encaixe-fusivelPara instalar, coloque o suporte do fusível observando a ranhura e pressione até encaixar.

Um pico de tensão elevado absorvido pelo filtro poderá ocasionar a queima do fusível de entrada bem como danificar o circuito de filtragem, a simples subtituição do fusível não garante o completo reestabelecimento do circuito de filtragem. Deste modo é necessário uma verificação dos componentes internos que compõem o circuito.

filtro-linha-aberto

Para abrir este modelo de filtro de linha, retire os parafusos da tampa inferior, logo teremos o seu circuito a amostra. Observe na placa do circuito possíveis pontos carbonizados, cheiro de queimado e o estado das trilhas da placa.

Se não for encontrado nenhum indício mencionado acima, feche-o novamente e coloque-o para funcionar.

fusivel-impressoDê uma atenção especial para este ponto do circuito, se estiver rompido, temos problemas no circuito do filtro de linha. Esta trilha é projetada para funcionar como um fusível impresso na placa e pode romper toda vez que o varistor entrar em curto. Esta trilha deverá ser refeita com um fio fino, logo após o troca do varistor danificado.

Consertando o filtro de linha

placa-filtro-linhaplaca-circuito-filtro-linha

Para ter acesso aos componentes do circuito, temos que remover a solda em diversos pontos do circuito, para isso utilize um ferro de solda de 30W e um sugador de solda ou malha de desoldar. Os contatos metálicos das tomadas saem juntamente com a placa, não sendo necessário a desoldagem dos mesmos.

esquema-filtro-linha

Nosso esquema mostra a necessidade da ligação do fio terra do equipamento, o fio terra é o caminho de descarga dos capacitores que filtram a corrente elétrica.

A corrente elétrica estabelecida entre o fase e  neutro da tomada, encontra o varistor que está em paralelo com o circuito, enquanto a rede estiver dentro de seus parâmetros de funcionamento, o varistor comporta-se como inexistente no circuito, no momento que picos de tensões superiores a suas especificações são detectados, o varistor comporta-se como uma chave, criando um caminho entre o fase e o neutro da rede. Deste modo os surtos de tensões não atingem os equipamentos conectados em sua saída. Quando um pico de tensão muito intenso e prolongado chega até o varistor ocorre o rompimento interno do componente danificando o varistor e ocasionando também a queima do fusível. Apartir deste momento não temos mais a proteção de surtos  de tensão funcionando.

Já os capacitores são responsáveis em desviar para o terra os ruídos que chegam através da rede elétrica, tanto pelo terminal  fase, como pelo terminal neutro da rede.

varistorO varistor é responsável por “absorver” os picos de tensão provenientes da rede elétrica. O varistor pode entrar em curto, caso tenha absorvido um pico de tensão muito superior as suas especificações, neste caso ocorre o rompimento do fusível impresso (trilha fina na placa).

Com isso o circuito de proteção contra picos de tensão deixa de funcionar, sendo necessário o seu conserto.

Substitua o varistor de acordo com as especificações do produto, é comum o uso de varistores de 275 Volts facilmente encontrado em oficinas eletrônicas e utilizados na maioria dos filtros de linha que funcionam em redes de 220V. Para recuperar o fusível impresso, solde um fio fino refazendo a trilha novamente.

teste-varistorPara testar o varistor, utilize um multímetro na função OHM, coloque na escala de X1K ou X10K, não deverá apresentar nenhuma leitura na escala do multímetro. Se for constatado uma fuga entre os terminais do varistor, o mesmo deverá ser trocado.

Aproveite e teste todos os capacitores do circuito, meça a sua capacitância utilizando um capacímetro e com um multímetro analógico teste se os mesmo não apresentam fuga ou curto circuito.

Realize periódicamente uma inspeção preventiva do estado do varistor no filtro de linha, as vezes um surto de tensão poderá danificar o varistor inutilizando o circuito protetor contra surtos de tensão, sem queimar o fusível de entrada. Se isso acontecer o filtro de linha continuará funcionando, mas como uma simples barra de tomadas, não realizando a devida proteção dos equipamentos ligados a ele. Bom trabalho.


2 ideias sobre “Conserto de filtro de linha, sistema de proteção para o computador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *